Espírito Santo de Deus






Todos os cristãos enfrentam em suas vidas a tensão entre a promessa da completa e permanente restauração e o presente estado de luta contra o pecado. Ainda assim, é importante lembrar que se fôssemos deixados sozinhos e sem auxílio, não haveria qualquer luta de nossa parte, apenas fracasso. Pela graça de Deus, o Espírito Santo trabalha por nós para nos transformar na imagem de Cristo e nos assistir em nossa fraqueza moral. Além disso, ele não surge em intervalos esporádicos, exercendo apenas a mais básica quantidade de poder. Pelo contrário, assim como o Espírito habita em Jesus, ele habita em nós permanentemente, e ele se contenta em suportar o impacto do nosso fardo.

Citação:
"Imagine você mesmo vivendo em uma casa. Deus entra para reconstruir aquela casa. No início, talvez, você consegue entender o que ele está fazendo. Ele está consertando o encanamento e parando os vazamentos no telhado, etc.; você sabia que esses trabalhos precisavam ser feitos, então você não está surpreso. Mas agora ele começa quebrar a casa de uma maneira que dói absurdamente e não parece fazer qualquer sentido. O que diabos ele quer fazer? A explicação é que ele está construindo uma casa bastante diferente daquela que você pensou – lançando uma nova asa aqui, colocando um andar extra aqui, levantando torres, fazendo pátios. Você pensava que estava sendo feito um belo e pequeno chalé; mas ele está construindo um palácio. Ele pretende ele mesmo viver nesse palácio". —C.S. Lewis.

 Paulo frequentemente emprega o termo “gemido” em Romanos 8.


1. A terra, os cristãos e o Espírito gemem.


2. O gemido não é resultado de uma falta do Espírito Santo, mas ocorre por causa da sua presença.


a. Como cristãos, há uma constante tensão entre o presente pecado e a esperança da santidade.


b. O gemido que experimentamos é resultado de uma ânsia pelo dia em que seremos como Cristo. Não é um gemido de desespero.

Paulo explica que Deus faz provisões para nos ajudar em nossa fraqueza moral.


1. A palavra para ajuda em 8.26 é sunantilambanomai.


a. A palavra é prefixada com duas preposições aparentemente opostas.


b. A palavra significa vir ao lado e auxiliar, normalmente em uma tarefa grande demais para uma pessoa.


2. O Espírito assiste o crente ao capacitá-lo a viver para a glória de Deus, uma tarefa que um cristão não pode desempenhar sem o poder do Espírito Santo.

O Espírito nos assiste em nossas orações.


1. O versículo 28 explica que às vezes os cristãos não sabem orar como convém.


2. Quando o Pai vê essa fraqueza, ele não assume o controle e nos remove da equação da oração, mas dá o Espírito.

a. O Pai dá o Espírito, que faz intercessão com gemidos/anseios inexprimíveis.

b. Visto que o Espírito conhece a mente do Senhor, que perscruta os nossos corações, o Espírito nos capacita a orar de acordo com a perfeita vontade de Deus em nossos corações.

C. A disposição de Deus em auxiliar na transformação e nas fraquezas do seu povo demonstra um amor e uma sensibilidade que merecem a mais extrema gratidão.




Reflexão :


"Se Deus tirasse o Espírito Santo deste mundo, boa parte daquilo que a igreja está fazendo prosseguiria como se nada tivesse acontecido e ninguém notaria a diferença."
A. W. Tozer

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O DIABO E O NEPOTISMO EVANGÉLICO

O orgulho é o ego em competição

Xvideos