Uma epístola ao meu Amado irmão da Verdade Sólida.
“ Porque nós somos cooperadores de Deus; vós sois lavoura de Deus e edifício de Deus. Segundo a graça de Deus que me foi dada, pus eu, como sábio arquiteto, o fundamento, e outro edifica sobre ele; mas veja cada um
como edifica sobre ele. Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo.” (1 Coríntios 3)
Quando aceitamos a Jesus como nosso único e suficiente salvador, passamos a ser como um edifício a ser construído que necessita de uma base bem sólida e profunda.
O povo de Deus não foi chamado simplesmente a ganhar almas, mas fomos vocacionados a fazer discípulos ou consolidá-las. Então, pergunta-se: o que fazer com essas vidas que estão ocupando cada vez mais os bancos e cada vez menos os lugares de liderança e de direção de Deus, uma vez que, a demanda de pastoreio tem aumentado?.
Pense bem, se nos atentarmos em dedicar na consolidação dos novos convertidos ampliando a sua base e lançando os alicerces firmes que é a palavra de Deus, ensinando-os a guardar as escrituras, imagine o tamanho do edifício que poderá ser construído futuramente. Vejamos isto à luz da palavra:
E SAULO, respirando ainda ameaças e mortes contra os discípulos do SENHOR, dirigiu-se ao sumo sacerdote.
E pediu-lhe cartas para Damasco, para as sinagogas, a fim de que, se encontrasse alguns daquela seita, quer homens quer mulheres, os conduzisse presos a Jerusalém.
E, indo no caminho, aconteceu que, chegando perto de Damasco,
subitamente o cercou um resplendor de luz do céu.
E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues?
E ele disse: Quem és, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões. E ele, tremendo e atônito, disse: Senhor, que queres que eu faça? E disse-lhe o Senhor: Levanta-te, e entra na cidade, e lá te será dito o que te convém fazer.
E os homens, que iam com ele, pararam espantados, ouvindo a voz,
mas não vendo ninguém.
E Saulo levantou-se da terra, e, abrindo os olhos, não via a ninguém.
E, guiando-o pela mão, o conduziram a Damasco.
E esteve três dias sem ver, e não comeu nem bebeu.
E havia em Damasco um certo discípulo chamado Ananias; e disse-lhe o Senhor em visão: Ananias! E ele respondeu: Eis-me aqui, Senhor.
E disse-lhe o Senhor: Levantate, e vai à rua chamada Direita, e pergunta em casa de Judas por um homem de Tarso chamado Saulo; pois eis que ele está orando;
E numa visão ele viu que entrava um homem chamado Ananias, e
punha sobre ele a mão, para que tornasse a ver.
E respondeu Ananias: Senhor, a muitos ouvi acerca deste homem,
quantos males tem feito aos teus santos em Jerusalém;
E aqui tem poder dos principais dos sacerdotes para prender a todos os que invocam o teu nome.
Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis e dos filhos de Israel.
E eu lhe mostrarei quanto deve padecer pelo meu nome.(Atos 9,v.13) Saulo era determinado a destruir, implacavelmente, o cristianismo, perseguindo os cristãos, podendo ser considerado um destemido satanista.
Ele era tão zeloso por sua crença religiosa e pelas tradições que, extratégicamente, perseguia qualquer pessoa que crescia em Jesus, tendo o principal objetivo evitar a expansão do cristianismo em outras cidades, diminuindo os atritos entre os judeus em relação à Roma e facilitando a unificação das facções existentes naquela época, e com isto, aumentando a sua reputação como um verdadeiro fariseu e observador da lei.
Saulo, em uma de suas missões, ao perseguir os cristãos na cidade de Damasco, que era um centro comercial, localizado aproximadamente a 240 quilômetros a nordeste de Jerusalém, na província Romana da Síria, foi confrontado pelo próprio Cristo Jesus e colocado frente a frente com a verdade, ou seja, neste exato momento, Cristo Jesus foi revelado a ele e toda sua estrutura fora desfeita ficando cego por cerca de três dias e teve o seu nome mudado de Saulo para Paulo, ou seja, ele passou a ser um novo convertido totalmente indefeso, inofensivo, despreparado, inoperante, espiritualmente um bebê que acabara de nascer em uma nova família, a saber, de Cristo Jesus. Assim é a verdadeira realidade de todos aqueles que nascem de novo. Deus começa a traçar um plano poderoso de consolidação e para isso surpreendentemente, o Senhor nomeia Ananias.
“E havia em Damasco um certo discípulo chamado Ananias; e disse-lhe o Senhor em visão: Ananias! E ele respondeu: Eis-me aqui, Senhor.”( Atos 9, V.10)
O que mais me intriga e deixa-me sempre perpeplexo quando leio esta passagem é que de fato, sabemos que o Espírito Santo é poderoso para fazer cada um se firmar e que Deus não precisa de ninguém para isso, mas mesmo assim chamou Ananias. Percebo que a consolidação em si é exclusivamente obra do Espírito Santo, delegada e confiada a nós
como igreja de Cristo. Não se consolida ninguém sem antes não for chamado por Deus de discípulo porque discípulo gera discípulo, somos crentes porque cremos em Cristo, somos discípulos porque temos o Seu caráter em nós. É interessante ver que Jesus não foi apresentando a Saulo por um evangelista, mas sim, por ele mesmo. Quando refere-se a cuidados e consolidação, Deus nomeia um discípulo para cooperar, digo isto não para determinar a importância do setor evangelismo e do setor consolidação, não existe essa comparação mas notificar, sim, que algumas pessoas tiveram conversões espetaculares e outras conversões mais simples mas que ambas aceitaram a Jesus do mesmo modo, ou seja, tiveram a mesma proporção de revelação espiritual. O que discuto é a situação comum que todos se encontram ao aceitar Jesus. O fato das pessoas terem uma conversão mais simples não significa que serão pessoas desqualificada e sem importância no reino de Deus, mas a forma como será a consolidação na vida dessas pessoas serão fatores decisivos que determinará o tamanho de seus edifícios.
Saulo(Paulo) era temido por todos os cristãos e quando Ananias soube de sua conversão através do próprio Deus, teve receio achando impossível um homem incrédulo, violento e sociopata religioso daqueles tornar-se cristão, cujo o seu histórico repercutia por toda Jerusalém que conseguia levar a morte aos cristãos.
“ E respondeu Ananias: Senhor, a muitos ouvi acerca deste homem, quantos males tem feito aos teus santos em Jerusalém. E aqui tem poder dos principais dos sacerdotes para prender a todos os que invocam o teu nome.”(Atos 9, v.13 ).
Apesar dos sentimentos de Ananias, ele mesmo obedeceu ao chamado de Deus e foi até Paulo e ministrou para ele. Muitos líderes, hoje, olham para os novos convertidos e desobedecem a Deus por não ter atitude como Ananias: “eis-me aqui senhor”, como um discípulo levantouse e ofereceu para Paulo: atenção, cuidado, afeto, proteção, toque e foi além, ministrou de forma poderosa para que a sua dificuldade física fosse sanada.
Líderes que negligenciam esses princípios não entendem que um novo convertido passará por lutas físicas, sociais, emocionais e espirituais gigantescas e que o diabo tentará sutilmente reivindicá-lo.
Líderes! Se vocês não consolidá-lo o Diabo enviará seus próprios consolidadores, que na maioria das vezes, estão dentro da própria igreja. E com sua sagacidade tentará através destes imprimir aos novos convertidos a apostasia da fé e a mesmice do evangelho. Percebo que existem líderes que não deveriam ser líderes, foram apenas titulados como tais e que por seus maus testemunhos e falta de santidade têm matado dezenas e centenas de vidas, uma vez que, todos aqueles que se dizem líderes tornam-se referencial para aqueles que estão chegando e vejo como é difícil reparar no futuro este erro na vida dos novos convertidos. Como é trabalhoso, realmente, você querer tirar um tijolo de uma estrutura que já está forjada. Sabemos que Deus é misericordioso e somente o Espírito Santo pode com o seu poder, arrancar esse tijolo danificado, mas por causa disso, os planos e sonhos de Deus são estantaniamente adiados. Com experiência de vida que tenho com Deus nesta área, analiso que boa parte e na maioria das vezes, os novos convertidos que andam com os líderes, que vivem em obediência e intimidade com Deus, rompem de uma forma surpriendente, ao contrário daqueles que chegam e faz amizade com líderes que estão presos em determinada área de suas vidas e de uma forma geral não se submetem aos princípios bíblicos, agem o tempo todo como fariseu com doutrinas humanas de certos e errados, insolentes! Verdadeiramente paralisarão e inutilisarão a fé de diversas pessoas novas convertidas. Deus não aceita meia obediência: “ Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos. “ (TIAGO 2,v10)
Se Ananias tivesse agido pelo princípio do certo e errado, ele nunca iria até Paulo, pois era certo que ele o mataria visto pela sua reputação, mas obedeceu a Deus por completo e levou para Paulo a resposta advinda à sua necessidade. Consolidador de êxito é aquele que ouve a Deus, é discípulo, levando para o novo convertido o cuidado específico.
Imagine se Ananias tivesse se acovardado, o que vejo, às vezes, é muitas pessoas pecando deliberadamente por entrar e sair dos cultos como se não existisse mais ninguém na igreja. Paulo foi levado até ao altar e aceitou Jesus e lá estava por perto Ananias para ajudá-lo em sua caminhada. Somente um discípulo deste nível pode entender que a fé em Cristo traz grandes bênçãos, e frequentemente grande sofrimento e perseguisão. Paulo por sua nova fé passaria a ser perseguido também, e consequentemente, açoitado como demonstra em II corinthios 11:23-27:
São ministros de Cristo? (falo como fora de mim) eu ainda mais: em trabalhos, muito mais; em açoites, mais do que eles; em prisões, muito mais; em perigo de morte, muitas vezes. Recebi dos judeus cinco quarentenas de açoites menos um. Três vezes fui açoitado com varas, uma vez fui apedrejado, três vezes sofri naufrágio, uma noite e um dia passei no abismo; Em um outro momento já consolidado e exercendo seu ministério o apóstolo Paulo escreveu aos Coríntios: “v. 25 - E todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, uma incorruptível. Pois eu assim corro, não como a coisa incerta; assim combato, não como batendo no ar. Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de
alguma maneira a ficar reprovado.” (1 Coríntios 9:25-27) Para assim dar ênfase a necessidade que temos de lutar e permanecermos com a nossa fé inabalável diante da desordem do mundo, sejam elas lutas físicas ou espirituais o grande ingrediente para a vitória é sempre, permanecer firme, tendo a certeza que seremos presenteadas com está coroa gloriosa, coroa esta incorruptível.
Sabemos que, às vezes, não é fácil demonstrar carinho e afeto para as pessoas, principalmente quando elas não inspiram confiança sendo que, na maiorias das vezes, duvidamos de sua conversão e de suas motivações. Independente disso, devemos ser obediente à voz do Espírito Santo e amar essas vidas assim como Jesus nos amou incondicionalmente, JOÃO 13:34 “Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.”
O Amor sacrificial dado é tudo na vida de um novo convertido. Observe que demonstrar amor na vida do próximo nunca foi um novo mandamento, este é antigo, sempre existiu, claramente descrito no velho testamento no livro de Levítico 19:18. “Não te vingarás nem guardarás ira
contra os filhos do teu povo; mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o SENHOR”.
Amá-lo de forma como Cristo nos amou, isto sim, é um novo mandamento e além de tudo extremamente revolucionário e poderoso, pois é através deste amor sacrificial que manterão os novos convertidos guardados e cada vez mais forte e unidos em uma só fé, e juntos totalmente preparados contra este mundo cruel é perverso .
Ananias em relação à vida de Paulo não demonstrou somente um simples sentimento afetuoso, ele provou sua obediência e amor em atitude, pois foi pessoalmente, ministrou, acompanhou em sua nova vida em Cristo, ensinando-lhe a palavra e Paulo foi cheio do Espírito Santo . Muitas das vezes, lutamos incansavelmente contra as investidas externas de satanás na vida dos nossos bebês espirituais e esquecemos que existem canhões e arsenais de morte apontados para eles, bem no seio da igreja e que na maioria das vezes, deixam sequelas e destroços mortais, graças a Deus que “as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas; Destruindo os conselhos, e toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo o entendimento à obediência de Cristo.” (II Coríntios 10 : 4-5) Somente o Espírito Santo nos dá inteligência espiritual tornando possível detectar esses instrumentos de satanás e de uma vez por todas, quebrar todo entulho e pedra de tropeço na vida dos recém-nascidos, para que eles possam passar e caminhar livremente pelo caminho da santidade.
Veja como isso é real nas escrituras, satanás através dos judeus quiseram literalmente matar Paulo.” E, tendo passado muitos dias, os udeus tomaram conselho entre si para o matar. Tomando-o de noite os discípulos o desceram, dentro de um cesto, pelo muro.” (Atos 9,v.25)
Os recém-nascidos da nossa igreja têm que ter este mesmo cuidado, devem ser envolvidos por um leito representando o amor e proteção, descê-los por um muro significando apoio e suporte.
Mesmo depois de ter escapado para Jerusalém, Paulo teve dificuldade de adaptação e não encontrou um ambiente favorável entre os crentes para o crescimento de sua fé. É comum que quando uma pessoa aceita Jesus e passa a pertencer a uma nova família venha apresentar dificuldades iniciais de unidade e comunhão, mas a bíblia diz que Barnabé levou Paulo consigo e trouxe-o aos apóstolos, tornando-se uma ponte entre Paulo e os apóstolos, Atos 9:27 “Então Barnabé, tomando-o consigo, o trouxe aos apóstolos, e lhes contou como no caminho ele vira ao Senhor e lhe falara, e como em Damasco falara ousadamente no nome de Jesus.”
Observe-se que a iniciativa é nossa, de tentar gerar adesão e coesão entre os novos convertidos e os apóstolos da igreja. É necessário que alguém se responsabilize por eles, pessoas que os acompanhem, encorajem, ensinem e os apresentem a outros crentes. Torna-se muito importante que alguém acredite neles e em seus potenciais. Deve-se transmitir confiança, crédito e liberdade. Seguir o exemplo bíblico: ser como um Barnabé na vida dos outros. Aprenda líder de uma vez por todas, que o maior líder é aquele que facilita o ministério dos outros e nao é para os outros, embaraço.
Paulo, depois que foi expulso da cidade de Antioquia da Psídia, Icônio por causa do evangelho, ele foi apedrejado até a morte na cidade de Listra. “ Sobrevieram, porém, uns judeus de Antioquia e de Icônio que, tendo convencido a multidão, apedrejaram a Paulo e o arrastaram para fora da cidade, cuidando que estava morto.”(Atos 14,v.19)
Em todas as dificuldades que Paulo passou, pregando nestas cidades, estava sempre presente, o consolidador: Barnabé. Paulo e Barnabé fugiram da cidade de Antioquia e Iconio por causa das perseguições e foram para a cidade de Listra, ao chegar, as suas atividades alcançaram os ouvidos de seus inimigos e logo os judeus forçaram Paulo e Barnabé a deixar Iconio e Antioquia e eles retornan a cidade de Listra. Estudiosos dizem que estes judeus da Antioquia percorreram cerca de duzentos quilômetros e sessenta e cinco de Iconio até Listra para matar Paulo. Os demônios quando souberem das atividades e dos frutos que os nossos novos convertidos estão gerando, vão tentar matá-los na fé. Eles sairão de onde estiver para atacá-los e retalhá-los.
Nesta cidade, Paulo e Barnabé não conseguem fugir da mesma forma que conseguiu em outras cidades, pois, de fato ele é apedrejado e seu corpo é arrastado para fora da cidade. A minha pergunta é: se Barnabé sempre estava com Paulo porque ele também não foi apedrejado? Satanás queria Paulo e da mesma forma, ele quer tragar os nossos novos na fé também. Quando os neófitos sofrerem retalhações e pedradas do inimigo é necessário estar com eles. A bíblia não relata o que Barnabé estava fazendo na hora dos ataques, mas creio que como discípulo de Jesus, ele estava de joelhos pedindo a Deus para que Paulo não morresse. Agora, diante de Barnabé, estava um corpo ensanguentado e todo dilacerado por pedras. E se Barnabé não tivesse com ele? E se não estivermos com os novos na fé? Tenho certeza que eles morreriam. Paulo estava como morto e alguém o levantou e este alguém era o Espírito Santo através da vida de um consolidador. Alguns estudiosos dizem que há a possibilidade de Paulo ter morrido e voltado à vida e que a sua
recuperação tem “cheiro de milagre”.
Digo a você, meu caro leitor, como a consolidação foi importante na vida de Paulo, veja o que ele se tornou em Cristo Jesus, em tão pouco tempo. Paulo causou um estrago imensurável no reino de Satanás, nenhuma pessoa, claro exceto o nosso Senhor Jesus, deu forma à história do cristianismo como o apóstolo Paulo. Devemos consolidar vidas a todo custo, investindo impetuosamente em suas vidas tornando cada um deles verdadeiros gigantes espirituais a serviço do Rei Jesus .
A consolidação nunca foi um modismo da igreja nos dias atuais, mas demonstração de amor porque para consolidar alguém é preciso amar. A verdade é que por longos séculos a igreja tem sido irresponsável pelos frutos da pregação e evangelismo. Vejo que o maior e o mais árduo e complexo desafio da nossa vida como crentes é trabalhar na consolidação daqueles que foram salvos, as estatísticas nos dizem que não batizamos aproximadamente 5 % das pessoas que ganhamos. Triste !
Igreja! Acorde! Estamos vivendo dias de avivamento e devemos responsavelmente cumprir a grande tarefa descrita em Mt 28:19
“Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todTemos também um grande ensinamento em João 15:16 “Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda.”
Consolidação é o cuidado e a atenção que devemos escercer ao novo crente para que ele tenha caráter de Cristo impresso em sua vida, fluindo subsídio suficiente para cumprir o propósito de Deus : dar frutos que permaneçam.
Quem ama, consolida! E tem em sua vida a alegria da salvação.
O que consolida pessoas são somente aquelas pessoas que tem a
alegria da salvação .
É tempo de consolidar e esta tarefa é para todos que firmes estão na presença de Deus. Se temos a unção de ganhar vidas para Jesus, Deus acrescenta a unção de saber o que fazer com os que são ganhos.
É necessário posicionar nossa vida espiritual e desenvolvolver o que Deus tem nos proporcionado ao que se refere aos cuidados de novos convertidos. Observa-se que muitos têm negligenciado esta obra, é certo que o mundo tem nos roubado tempo. Mas muitas vezes deixamos que a individualidade, ou seja, o nosso eu e o que é meu nos ocuparmos, acredito que seja a grande arma nos tempos atuais de satanás. O homem tornou-se dono do seu próprio ser. Mas nós somos lavados e remidos e Jesus Cristo pagou um preço, não vamos entrar neste novo sistema.Vamos cuidar do evangelho assim como os discíplos de Cristo.
A bíblia nos relata a corajosa história de Paulo e sua missão não era diferente da nossa: testemunhar Cristo no coração das pessoas. os os dias, até a consumação dos séculos. “ Temos também um grande ensinamento em João 15:16 “Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda.”
Consolidação é o cuidado e a atenção que devemos escercer ao novo crente para que ele tenha caráter de Cristo impresso em sua vida, fluindo subsídio suficiente para cumprir o propósito de Deus : dar frutos que permaneçam.
Quem ama, consolida! E tem em sua vida a alegria da salvação.
O que consolida são somente aquelas pessoas que tem alegria da salvação .
É tempo de consolidar e esta tarefa é para todos que firmes estão na presença de Deus. Se temos a unção de ganhar vidas para Jesus, Deus acrescenta a unção de saber o que fazer com os que são ganhos.
É necessário posicionar nossa vida espiritual e desenvolver o que Deus tem nos proporcionado ao que se refere aos cuidados de novos convertidos. Observa-se que muitos têm negligenciado esta obra, é certo que o mundo tem nos roubado tempo. Mas muitas vezes deixamos que a individualidade, ou seja, o nosso eu e o que é meu nos ocuparmos, acredito que seja a grande arma nos tempos atuais de satanás. O homem tornou-se dono do seu próprio ser. Mas nós somos lavados e remidos e Jesus Cristo pagou um preço, não vamos entrar neste novo sistema.Vamos cuidar do evangelho assim como os discíplos de Cristo.
A bíblia nos relata a corajosa história de Paulo e sua missão não era diferente da nossa: testemunhar Cristo no coração das pessoas.
Lembre-se: A Humildade é a única base sólida de todas as virtudes. E esta virtude meu amigo você tem bastante. SAUDADES GD
Comentários
Postar um comentário